Pesquisar este blog

Compartilhe

domingo, 8 de julho de 2012

0

HAMSTER : SAIBA MAIS!


 Se interessou por esse bichinho? Então vamos começar!



O QUE É UM HAMSTER?

É muitas pessoas se perguntam isso, quando veêm dizem logo que é um mini-rato. O que é horrível, pois eles são parentes dos esquilos. Como cães e gatos existem várias "raças" de hamsters, umas mais caras outras mais baratas. Na verdade existem só três raças com diversos tipos de cor e pelagem. São elas:
Sírio - Todas as cores disponíveis. O "maior" dos hamsters. Tem o Angorá (com pelagem longa) e o Panda ( com o pelo preto e branco). Esse maior na verdade é pequeno, o Ludovico é um Sírio Albino (Branco com olhos vermelhos), e é menor que a minha mão.
Anão-Russo - O segundo menor, tem duas cores, ou melhor, uma cor que muda durante a estação. No inverno a pele fica clara, depois vai ficando cinza. É um hamster bem pequeno, ou seja, para crianças não é recomendado.
Roborovski - O mais raro, caro, e pequeno. Se o Anão-Russo ocupa uma parte da minha mão, o Roborovki ocupa a metade disso! A cor predominante? Boa pergunta, ele tem uma mistura de várias cores como: cinza, amarelo, creme...

QUANTO CUSTA UM HAMSTER?
O valor varia muito:
Sírio - de $8,00 á 20 reais - Pagar mais de 30 já é um roubo por essa espécie.
Anão Russo - de $8,00 á $25 reais - Pagar mais de 45 é um roubo.
Roboroviski - de $50,00 á (...) - O mais caro... Se você encontrar ele por menos de 50 reais e gostar, compre, pois está bem barato.

ONDE EU COMPRO?

Comprar hamster é como comprar um cachorro ou gato. Eu comprei o Ludovico num petshop no Shopping. Já o Percii comprei em um petshop normal. Algumas dicas são:

  1. Veja a limpeza das gaiolas e como os hamsters estão. Se eles tiverrem dormindo durante o dia não liguem. Hamsters são noturnos
  2. Procure por petshops, evite comprar de "fundos" de quintal
DICAS DE COMPRA


Quando comprei o Ludovico não sabia nada de hamster, e a moça do Petshop não me ajudou, tinha medo e disse que o Ludovico mordia, era um assassino. (Depois que eu peguei ele tá mais para uma pamonha), por isso não leve em conta tudo que o vendedor diz, não opte pelos "bebês", ou mais novos. É problema. Eu comprei o Percii com essa idéia e me arrependo, quanto mais novo o hamster, mais difícil na minha opinião de adestrar. Leve em consideração que o hamster vive de 1 á 4 anos, por isso não compre um caindo aos pedaços. Eu comprei o Ludovico com 9 meses.
Vamos as dicas: 
  1. Não compre por impulso
  2. Prefira os machos para sua primeira vez. Por incrível que pareça eles são mais dóceis que as fêmeas
  3. Opte pelo hamster Sírio. Ele é o mais fácil de encontrar, o mais manso e ideal para quem está começando e não está acostumado com a agilidade de um hamster.
O QUE EU TENHO QUE COMPRAR?
Coisas básicas como :
  • Gaiola - A do Ludovico é de dois andares (é muito fácil de limpar e como ele é idoso não acha ruim a limitação de espaço). Já a do Percii é de quatro andares (outra burrada que eu fiz, pois é difícil de limpar e eu não consigo pegar ele direito, dificultando a "amansamento"). Independente da gaiola, é essencial que ela tenha uma roda de exercícios, pois os hamster precisam queimar as energias, normalmente eles vão usá-la a noite.
  • Bebedouro - Para beber água. Opte pelos especiais para hamster, são bem baratos. Eu paguei de $2 á 8 reais.
  • Comedouros - Prefiram os pesados, os meus são leves de plásticos. Eles viram, mordem mas são bem resistentes.
  • Serragem - Compre a especial para roedores! Não seja econômico nessa hora viu? Seu hamster pode pegar uma lergia com qualquer serragem. Normalmente são baratas. Eu pago de $3 á 5 reais.
  • Comida - Eu não sei se é o Ludovico ou se todos são assim, mas há uma certa frescura na hora de comer. Eu na verdade nunca achei uma ração que o Ludovico gostasse, então tive que deixar ele fazer birra. Eu colocava aquela ração, ele não comia eu deixava lá. Uma hora ele ia sentir fome, e só teria aquela. Já o Percii, come de tudo, até o arame da gaiola. Procure por rações para hamster ou roedores. NÃO compre só ração de coelho... Não vem com bastante coisa. Eu dou pro Ludovico noz, ele adora e come tudinho. Já o Percii prefere o biscoito para hamster.
  • Hamsterball - eu acho essencial! Enquanto você limpa a gaiola você põe seu hamster nela e ele pode andar em segurança ( vise a segurança, tenha cuidado com escadas e buracos). Elas são caras ( paguei 35 reais ), mas são bem resistentes. E eu uso uma para os dois.
  • Beinquedos e etc  - Aí eé com você! Pode comprar a vontade. O que acho legal é a casinha, comprei uma pro Ludovico e ele não dorme em outro lugar!
Nossa! a lista ficou grande... Pra falar a verdade, no começo você gasta uns $50 á $80 reias. Mensalmente uns 10 reais dependendo da ração e serragem. Quando eu tinha só o Ludovico gastava $13 reais. Quando o Percii chegou gastei o dobro.

VALE A PENA TER UM HAMSTER? FALEM MAIS

Sim! Vale muito a pena, depois dos gatos, os hamsters são os meus preferidos! Eles gastam pouco, são bonzinhos, atendem pelo nome, não fazem sujeira... E você pode levar para passear. ( tem coleira para hamster, mas opte pela hamsterball).
Hamsters são  entediantes no começo, parecem peixes... Mas sempre vão te surpreendar. Uma noite o Ludovico escapou da gaioa (mancada da dona), quando acordei ele tinha roído o fio do computador e tive que chamar um técnico. Para as "crianças" recomendo o coelho, eu particularmente acho que dá o dobro de trabalho, mas os hamsters querendo ou não sou frágeis e meio suicídas. Os meus adoram pular de lugares altos. É um perigo se eu não estou olhando.

VAMOS LÁ... ELES NÃO SÃO SÓ MARAVILHAS!

Tem razão. Como todo animal ele tem um lado ruim. No começo o lado ruim do hamster para mim era: Eles são noturnos e fazem um barulho tremendo a noite inteira! Sim, no começo eu dormia até em outro cômodo, pois o barulho era muito alto...
Só que com o tempo eu acostumei e o hamster também vai se acostumar com a sua rotina. Eu durmo lá pela 12:00 ou mais cedo. Quando é 18:00 o Ludovico "acorda" e começa com o seu barulho, quando é lá pelas 2:00 ele já tá dormindo ( eu eu também pois depois que você se acostuma, quando o barulho para dá até um medo para ver se tá tudo bem).

TÁ LEGAL. EU NÃO ACOSTUMEI COM O BARULHO DO HAMSTER DURANTE A NOITE


Bom, mude ele de lugar. NUNCA, NUNCA E NUNCA, coloque ele em um lugar que tenha vento... Eles podem pegar gripe, o Ludovico uma vez dormiu no banheiro e ficou tossindo e espirrando por uma semana.

COISAS A MAIS
  • Nunca dê banho no seu hamster - eles são como gatos. Eles mesmo que se limpam, e na minha opinião são animais bem higiênicos. O Ludovico e o Percii dividiram a casa deles. Banheiro de um lado, cama de outro, comida pra lá...
  • Bochechas - Não se assuste se o seu hamster estiver com uma bochecha enorme. Ele deve estar guardando comida ou algo do tipo.
  • Limpeza - Limpe a gaiola uma ou duas vezes por semana.
  • Comida - Coloque uma vez ao dia, todo dia, o pratinho cheio.
  • Para você que é novo nisso - deixe para pegar seu hamster de dia. Eles estão tão sonolentos que nem vão "pular, correr, morder" você. A noite são para os que já tem intimidade com o seu bichinho.
  • Levei uma mordida - não se apavore e nem chute o hamster para longe. Dependendo da mordida doi muito... Dentes de hamster são enormes! Por isso nas primeiras vezes pegue seu hamster com um pano, não é vergonha nehuma.
  • Eu odiei um hamster - Sim, isso pode acontecer, é que nem minha relação com o Percii. Dica : Eles não vivem muito, o Percii vai viver mais um ano ou dois, então eu espero. Mas nem por isso trato ele diferente do Ludovico. Eu acredito que no último suspiro dele, eu não vou levar uma mordida.
MUITO OBRIGADO(A), QUALQUER DÚVIDA POSSO MANDAR UM E-MAIL?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...