Pesquisar este blog

Compartilhe

segunda-feira, 9 de abril de 2012

0

GATOS - DAR OU NÃO ACESSO Á RUA?


Obs: Essa postagem vai ser meio diferente na linguagem, pois tirei de uma revista.

Quem já teve gatos (como eu), sabem que eles podem ser sim melhores que os cães. Sou contra pessoas que dizem que gatos são demoníacos ou algo do genêro. Mas vou deixar uma pergunta no ar: Os gatos devem ou não sair livremente por aí?



A resposta dos especialista é : NÃO!



Vida Longa x Vida curta - De acordo com uma das principais organizações de proteção animal do mundo, a Humane Society, gatos que moram na rua ou têm acesso a ela vivem em média de 3 anos, contra os 12 a 18 dos que são mantidos apenas dentro de casa.

Dever Social - Gatos não castrados com acesso á rua agravam de forma exponencial o sério problema dos animais abandonados. Ainda que o gato seja castrado, o dono dele é responsável poor impedir que ele incomode a vizinhança e cause danos a terceiros.
Por fim, mas não menos importante, gatos  com acesso á rua podem se tornar vetores de zoonoses (doenças transmissíveis ao Homem) das mais variadas: como sarna, micoses e outras fatais, a exemplo da toxoplamose e da raiva.

Meu gato será feliz? - Gato que vive dentro de casa é mais longevo, mais saudável e, portanto, gera menos despesa médica. Mas será ele mais feliz? Talvez só os gatos saibam silenciosamente essa resposta.
"Um gato infeliz tende a manifestar problemas comportamentais, como dormir em excesso, lamber-se demais, miar de forma exagerada, andar em círculos, urinar e defecar fora da caixa sanitária", ilustra o zootecnista Alexandre Rossi.
Um bom começo para tornar a casa agradável para o bichano é instalar prateleiras suspensas, nas quais ele possa observar o movimento do alto, e oferecer brinquedos variados, substituídos de tempos em tempos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...