Pesquisar este blog

Compartilhe

sexta-feira, 23 de março de 2012

1

DICAS NA HORA DE ESCOLHER UM FILHOTE


Sinceramente, os filhotes são bem mais fáceis de serem doados, afinal aquelas carinhas fofas têm todo um charme que encanta. Mas eu pessoalmente, sinto saudades do meu cachorro quando ele era bebê. Não fisicamente, mas sei lá... De suas travessuras! Sou uma fã de cachorros já crescidos!



Alguns cuidados com o filhote

Definir os locais - Apresente o filhote a nova casa, ambientes onde ele pode entrar e etc. É super importante nesta etapa definir onde o filhote deve fazer suas necessidades.

Quem manda aqui? - Esta é a primeira pergunta que o animal se faz quando chega a uma nova casa, e é você quem deverá respondê-la. Para isso, deixe claro quem manda no território e que, hierarquicamente, a posição dele é abaixo da sua e da dos demais integrantes da casa. Pode parecer muito severo. Mas acredite, você não vai querer um cão que não te entende e faz o que quer pela casa!

Primeira Noite - É inevitável que o filhote estranhe sua nova casa (O opash não chorou). Provavelmente chorará nas primeiras noites, mas logo vai se sentir mais à vontade no local e dormir a noite toda.
Para amenizar o problema, providencie um local bem aquecido para ele dormir. Jamais o coloque sobre a cama ou sofá, pois é aí que ele se acostumará a dormir. Além da caminha acolchoada e até mesmo de uma mantinha, você pode colocar no local uma bolsa de água quente envolvida em um tecido. É uma maneira de representar o calor a que ele estava acostumado quando dormia junto à mãe e aos irmãozinhos. Um despertador que reproduza o som do tic-tac também funciona para acalmá-lo e embalar seu sono. Outras alternativas são alguns brinquedos de pelúcia próprios para cães, que amenizam a falta da mãe na hora de dormir. Acho super importante isso! Fiz com TODOS os meus cães, e nunca houve arrpedendimentos. O Opash foi o mais fácil, pois ele nunca chorou quando dormia sozinho.


Alimentação - Eu sou suspeita para falar, afinal sou adpeta a Alimentação Natural. Quer dizer, meu cachorro. Virei fã, então se procura uma pessoa para lhe falar sobre ração, leia outro blog. Mas é de super importância o acompanhamento e decisão da Alimentação com o veterinário. Se optar pela Alimentação Natural, não leve em conta tudo o que o veterinário disser. (como: você está matando seu cachorro).
Acostumando com a coleira - É proibido por lei sair às ruas com o animal sem coleira ou guia. Assim, acostume-o quanto antes a caminhar utilizando esses acessórios. Comece com uma fitinha envolvida no pescoço, que você possa puxar para que ele não estranhe o peso e se acostume a usar algo que o prenda. Isso é legal de ensinar, pois conheço donos de cães que não conseguem levar estes para passear.
Faça um planejamento!! - Agora é hora de sentar e pesquisar. Antes de adquirir o filhote, é indicado que a pessoa planeje o que espera do animal, o comportamento desejado, o espaço de que dispõe para a criação, o tempo que dedicará a ele e quanto gastará em média para mantê-lo. Esta fase é importante para que diminuam relativamente as chances de um futuro arrependimento. Essa parte para mim é a mais importante. Você mora em apartamento e quer um Basset Hound. Nada recomendável! Quando fui adotar um cachorro, queria um pequeno, fêmea, sem ser filhote, e mais clara.
Acabei adotando o meu Opash! Preto, macho, filhote, grande e preto! É lógico que eu tenho espaço, mas sempre dou sorte com cachorros grandes.

Primeira Vista -  Quando for escolher o filhote, conheça diversas ninhadas antes de se decidir, ou lcais. Em primeiro lugar, veja como são tratados e leve em conta a higiene, a alimentação e o espaço em que vivem. Depois, repare em seus detalhes físicos e de movimento para se certificar de que é um animal saudável.
Pelagem brilhante, olhos vivos e disposição para brincar e correr são indícios de uma boa saúde. Observe o cãozinho andando de lado, por trás e pela frente. Veja se não manca ou “joga” alguma pata. Brinque com a ninhada e, em especial, com o que você escolheu. Se estiver respondendo às brincadeiras com normalidade, pode levá-lo para casa. Costumo adotar os mais calminhos, assustados e calmos. (falo como se já tivesse adotado 15 cães! rss). Gosto de animais assim, que são assustados e depois de convivência se tornam dóceis!

Adotar ou Não - Adotar um animal não deixa de ser um ato nobre. E, acredite, ele reconhece esta bela ação demonstrando total fidelidade ao dono como forma de gratidão.
A adoção é indicada a qualquer um . A exceção está nos casos em que a pessoa quer um animal para participar de provas em que os SRDs (Sem raça definida), popularmente conhecidos como Vira-latas não são aceitos ou mesmo para a criação.
É possível encontrar animais de raça disponíveis para adoção, mas a grande maioria é composta por SRDs.  Nisso sou testemunha. Tive cinco cães: um morreu envenenado (uma história triste. O homem me pediu para dar o meu cachorro a ele, pois tinha achado bonito. Eu disse "Não" e encontrei meu cachorro envenenado no quintal. Ele mesmo confessou o crime), dois era poodles e foram comprados e dois foram adotados.
Os adotados, me deram sempre menos trabalho e sempre mostraram aquela "gratidão". Os comprados me mordiam, e uma teve problemas psicológicos fortes. Mesmo tendo Pedigree e comprando de uma criadora super responsável! A dica é: Compre ou adote o cachorro que você quiser. Afinal, conheço histórias de criadores que fazem mal aos seus cães se eles não forem comprados.

Macho ou Fêmea - Esta escolha dependerá bastante de seu gosto e do perfil mais adequado para introduzir o cão em sua família. Antes de fazer a escolha, leve em consideração o perfil de ambos os sexos e suas diferenças entre os animais da mesma raça. Esteja ciente de que a fêmea terá seu primeiro cio entre sete e quinze meses. Este período dura em média três semanas e ocorre a cada seis meses.

*Fonte: http://www.projetoahava.com.br/conteudo/conteudo_ajudar.html

Um comentário:

  1. sou doidinha maluquinha por filhotes de cachrros ainda mais femea amo sempre amei eu quero um yorkshire com o nome de lindinha se poderem fazer isso por mim vou agradeçer sempre .bjs thau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...