Pesquisar este blog

Compartilhe

sábado, 30 de junho de 2012

0

COBRA - SAIBA MAIS

Fui esses dias numa loja de animais e vi um homem que tinha uma cobra de estimação. Resolvi pesquisar como era ter uma cobra de estimação e achei um site com todas as informações possíveis! Você quer ter uma cobra de estimação? Achou o post certo!
Introdução

Ter uma serpente em casa como bicho de estimação pode parecer bastante estranho para a maioria das pessoas. Mas o fato é que cada vez mais esses antiqüíssimos répteis, cuja evolução tem origem nos lagartos, invadem os lares de quem procura por uma companhia diferente. Nos Estados Unidos, o convívio doméstico com serpentes pets - termo americano que designa bicho de estimação - cresce a passos largos. Há uma verdadeira indústria sendo movimentada em torno desse mercado. Existem inúmeros pet shops especializados em répteis que oferecem tudo e um pouco mais daquilo que é necessário para manter uma serpente feliz. Além das próprias serpentes, encontram-se terrários ideais com imensa variação de apetrechos decorativos, diversos tipos de alimentação e complementos vitamínicos.

No Brasil
No Brasil, o universo das serpentes como animais de estimação não se compara ao americano, mas existe e é crescente. Apesar de poucas, já há lojas que as vendem, assim como os equipamentos para o terrário e a alimentação adequada. No momento a importação de répteis está interrompida, mas há exemplares em algumas lojas. Há também duas condições básicas para a compra e a venda de serpentes no País.
A primeira é que é proibido criar espécies peçonhentas (aquelas que têm dentes maiores e inoculadores de veneno na frente da arcada, chamadas popularmente de venenosas), que oferecem risco ao homem. A segunda, válida para todos os animais, impede a posse de espécies da nossa fauna, a menos que o Ibama a autorize.

Ambiente Ideal
O ambiente ideal para uma serpente é aquele que melhor reproduz as condições do habitat natural. Como são animais de sangue frio e imprescindível a instalação de uma fonte de calor.
Há várias opções no mercado. As mais comuns são as rochas aquecidas, ou seja aquecedores disfarçados de pedra, cuja vantagem sobre outros equipamentos de gênero é apenas de ordem estética. A temperatura do terrário não deve ser inferior a 20 graus, sob pena de colocar a saúde da serpente em jogo. Use um termostato para controlar isso. A fonte de calor não é desligada nunca.
De preferência, é colocada em uma das extremidades do terrário. Não esqueça de colocar uma trava no local por onde é aberto, para evitar fugas. A ornamentação fica a critério de cada um. Pode-se usar plantas de interiores ou galhos secos, que são úteis por cumprir três funções. Além de decorar o ambiente, permitem que a serpente se exercite e se esfregue para auxiliar a troca de pele, que ocorre várias vezes por ano.

Alimentação
Um dos maiores desafios na criação é a hora da refeição. Serpentes comem animais. E não é qualquer um que lida naturalmente com isso. Mas para alegria dos - compreensivelmente - donos incapazes em fornecer animais vivos para a mascote, os pet shops que atuam no setor dispõem de ratos congelados. Esses até apresentam outras vantagens sobre os vivos. Por exemplo, não há risco de morderem e machucarem a serpente, o que muitas vezes ocorre. Tanto que quando o alimento é vivo não deve ser dado longe da vista de alguém, para que o socorro, se necessário, seja viável.
Como o instinto de caçar está arraigado nas serpentes, talvez se torne preciso sacudir o rato congelado com uma pinça longa. Para aqueles que também se chocam com a refeição congelada, os americanos inventaram a solução ideal: uma espécie de salsicha, feito à base de fígado e balanceada de acordo com as necessidades nutricionais das serpentes. No entanto, o produto precisa ser importado sob encomenda, pois os pet shops nacionais ainda não o trouxeram. A quantidade de comida varia de acordo com a espécie e o tamanho do exemplar. Não se aconselha manusear a serpente enquanto faz a digestão, pois além de fazer mal a ela, há chances de estar mais agressiva. A porção semanal pode ser dada todo num dia só ou em intervalos regulares. 

Espécies que podem ser de estimação
  • Python Burmese
  • Ball Python Africana
  • Jibóia
  • King Snake ou Milk Snake
  • Corn Snake

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...